William Kondo M.D., Endometriosis Specialist, Gynecologist, and Laparoscopic Surgeon.
City: Parana, Brazil.
Philosophy: Endometriosis is a multifactorial disease. Hereditary predisposition (immune dysfunction apoptosis suppression), genetics, and epigenetics associated with hormones, menstruation, ovulation, dioxines, oxidative stress and inflammation are important factors that contribute to the pathophysiology and pathogenesis of endometriosis.
Medication: Usually I use combined oral contraceptives and progestins for the treatment of most women with endometriosis not desiring pregnancy. In some specific cases, we may use GnRH analogues or gestrinone, especially for those women who are not responsive to conventional treatment.
Approach to Persistent Pain: For persistent pain after surgery, if the surgery was complete we try to start clinical treatment for those women not desiring pregnancy (oral contraceptives or progestins in order to try do induce amenorrhea and ovulation suppression). In those cases of persistent pain, it is very important to have physical therapy to treat myofascial pain, and also some other treatments may play an important role (pain medications, physical activity, acupuncture, nutrition, etc).
Patrocínio – MG
Em 2012 comecei a perceber meu ciclo com alto fluxo, e muitos grumos na menstruação, aliado com fortes cólicas. Tinha que tomar remédio forte, as vezes dois comprimidos de uma vez para aliviar os sintomas. Comentei com a minha ginecologista, e ela pediu para fazer uma transvaginal com dopller e um exame de sangue do marcador Ca125. Com base nesses exames se detectou a endometriose, em grau leve, porém como não queria engravidar no momento, foi recomendado eu tomar o Allurene. E tomei esse medicamento por 5 anos, realmente não sentia mais nada e fazia o acompanhamento de 6 em 6 meses. Nada foi alterado nesse período e como não menstruava, não sentia os sintomas e os exames sempre deram normais. Porém, no final de 2017 parei de tomar o Allurene, e comecei a tentar engravidar. Durante 1 ano, tentávamos e não conseguíamos nenhum positivo. Fizemos todos os exames de rotina, quando não se engravida durante 1 ano, e nada foi encontrado, sendo assim a única hipótese de não conseguir engravidar era a Endometriose mesmo. Mas como eu temia demais a cirurgia ia acreditando que iria conseguir um milagre sem precisar ir para esse recurso. Nesse outro ano de tentativas, tive dois positivos, seguidos de perdas gestacionais. O desgaste emocional que ocorreu com essas perdas, e por tanto tempo tentando engravidar sem conseguir, me levaram a crer que realmente eu teria que enfrentar o meu medo, para realizar o meu maior sonho, que era o de ser mãe. E assim procurei os médicos indicados para fazer essa cirurgia, e encontrei no Dr Willian Kondo a segurança que a cirurgia, seria a maneira de mais eficaz de verificar o estágio da endometriose, e “limpando” meu organismo a fertilização seria facilitada, mesmo tendo todos os riscos de uma cirurgia. Fizemos um exame que mede a reserva ovariana, que era muito boa naquela época, e com base em todos os exames pedidos por ele, marcamos a cirurgia. A minha endometriose era indicada nos exames que estavam nos ovários.
Desde que marquei a cirurgia, o que me dava forças para enfrentar o medo, e saber que eu estava no caminho certo, era orar e ler os depoimentos do site. E assim prometi que iria fazer o meu depoimento, para incentivar as pessoas que teriam receio como eu!
Eu entrei na mesa de cirurgia em prantos, a equipe foi muito atenciosa comigo neste momento, e a secretaria do Dr Willian sempre me respondia quando eu tinha uma dúvida ou mesmo insegurança. Como eu tinha chegado na conclusão, que se eu quisesse realizar o sonho de ser mãe, era esse o caminho a percorrer e que Deus sabe de todas as coisas, fui com medo mesmo! Nesse tempo que eu estava sem tomar o Allurene e tentando engravidar, eu sentia dores nas relações e as cólicas não eram tão fortes como antes, mas sentia. Mas o que eu realmente queria era engravidar! Nenhum outro fator/sintoma me incomodava!
Fiz a cirurgia, a recuperação foi relativamente rápida, com uns 20 dias após, eu ainda sentia o incômodo dos cortes. Fiz a cirurgia em abril e em junho tive meu positivo! Estou escrevendo esse depoimento 4 anos depois, ganhei minha menina em 2020 e logo veio a pandemia e outras coisas que me afastaram de escrever o depoimento antes, porém hoje cumpro minha promessa e espero que meu depoimento traga clareza para as pessoas que estão com a dúvida: se faz ou não a cirurgia; e também que ajude as pessoas a identificarem se alguns sintomas são da endometriose. Uma doença que é uma caixinha de surpresa, porque em cada um se manifesta de uma, mas sempre deve ser levada em consideração pelos médicos e pacientes. Boa sorte a todos que chegaram até aqui no meu depoimento!
01 de abril de 2023
Jacupiranga
Em 2021, ao fazer exames pré concepcionais descobri uma endometriose profunda onde meu GO na ocasião disse que sem a cirurgia as chances de gravidez seriam baixíssimas, sendo assim ele me encaminhou para uma avaliação cirúrgica e me indicou o Dr. William e outro profissional. Passei com os dois e não tive dúvida nenhuma que queria fazer minha cirurgia com o Dr
William, ele foi muito atencioso e me explicou minuciosamente como seria a cirurgia com detalhes sobre os riscos e os benefícios dela. Operei em dezembro de 2021 e em Março de 2022 consegui o meu tão sonhado positivo, parecia um sonho ter engravidado tão rápido e naturalmente, pois minha primeira gestação já havia sido por reprodução assistida. Estou com minha bebê no colo há 5 meses e sempre agradeço a Deus por ter colocado o Dr William e sua equipe em meu caminho ❤️
Curitiba
Me chamo Mariana, tenho 35 anos, sou mãe da Betina e futuramente do Pietro. Há 2 anos e 3 meses tive minha primeira gravidez ectópica, em fevereiro de 22 tive a segunda, que diagnosticada como gestação normal com 8 semanas fui internada com hemorragia interna, tive que ser operada em caráter de emergência. Quase morri, senti muita dor. Aí fui diagnosticada com endometriose, e a médica me sugeriu nunca mais engravidar naturalmente. Passado isso comecei minha luta. Fiz FIV, sem sucesso, muitos exames pra tentar descobrir o caminho e nunca achava. Até que uma amiga me falou sobre o Dr William… fui até ele já sem esperanças, e ele foi um dos poucos médicos que me perguntou: o que VOCÊ quer fazer… e eu disse que queria engravidar naturalmente… então ele me passou todos os exames e pra supresa dele minha reserva ovariana era 0,16. Ele me ligou e disse: seguimos com a cirurgia mesmo com este resultado? E eu disse que seria minha última tentativa. Fiz a cirurgia, ele tirou minha trompa direita, limpou toda minha endometriose, descobriu que eu tinha istmoceli, tratou tb. Resumindo, no retorno da minha cirurgia ele nos contou tudo que havia feito e disse que eu estava pronta pra engravidar… isso foi novembro de 2022. Meu prazo era até dezembro de 2023 pq eu não aguentava mais, quando eu já não acreditava mais ser possível, peguei meu positivo e estou com 12 semanas. Serei eternamente grata ao Dr e sua equipe. Vcs fazem muito mais do que cirurgia e tratamentos, vcs respeitam a mulher e a sua vontade! Sempre vou indicar e respeitar acima de tudo o trabalho do Dr William Kondo. Muito obrigada por possibilitar que meu sonho se tornasse real novamente.
Campos Novos – SC
Em 2020 iniciei os exames para ver se estava tudo bem, e ai sim tentar a gestação, os exames de rotina não apontaram nada, parei com o anticoncepcional, nos primeiros meses estava tudo tranquilo, após uns 4 meses comecei a sentir muita cólica, desconforto para andar ao ponto de muitas vezes ficar travada, voltei a GO, ela fez um exame físico e encontrou um “volume” próximo do útero, solicitou uma ressonância e lá apareceu a possibilidade de endometriose profunda, ela me encaminhou a um especialista de uma outra cidade, pois já estava fora do tratamento dela, chegando lá me pediu mais alguns exames e confirmou a endometriose profunda. Devido a gravidade e ao desejo de engravidar me disse que a opção era cirúrgica, porém que nesse porte ela já não operava mais e me indicou o Dr. William, entrei em contato, agendei uma consulta online, ainda estávamos em época de pandemia, após a consulta com ele não tive dúvidas que era a pessoa certa para realizar a minha cirurgia, atencioso, humano e sempre disponível para tirar minhas dúvidas, explicou tudo sobre a cirurgia. Fiz a minha em fevereiro de 2021, tinha um endometrioma, foi retirado uma trompa, 10cm de intestino, e raspagem de mais alguns órgãos nos quais ela estava se infiltrando também. Após 60 dias da cirurgia fui liberada por ele para tentar a gestação, porém tiveram alguns acontecimentos na minha vida onde precisei voltar para o anticoncepcional sem pausa. Passando toda essa turbulência, em janeiro de 2023 parei novamente com o comprimido, exames ok e liberada pela GO, após 6 meses de tentativas hoje estou grávida de 20 semanas, de forma natural, muito feliz em realizar meu sonho, e saber que a cirurgia foi um sucesso, não tive mais dores e hoje estou certa que o trabalho do Dr. William é impecável e sei que posso indica-lo de olhos fechados, pelo profissional excelente e atendimento humanizado, até mesmo pós cirúrgico.
Curitiba
Hoje venho aqui para relatar a minha história. Em abril de 2023 perdi minha filhinha aos 6 meses de gestação por conta de um colo curto, em junho do mesmo ano descobri um tumor no ovário, no qual dr William conduziu com total profissionalismo. Passado alguns meses, em outubro fiz a minha cirurgia de cerclagem e em menos de um mês, descobri minha gestação. Serei eternamente grata por tudo que dr Kondo fez por mim e pela minha família.
Curitiba
Em janeiro de 2023 descobri uma endometriose profunda após 1 e meio em tentativa de engravidar, que nenhuma médica anteriormente havia investigado.
A indicação que seguimos foi a cirurgia e em maio a realizamos. Estava com muitos focos, vários órgãos atingidos, mas tudo ocorreu muito bem.
E gostaria de deixar o meu agradecimento a todos os profissionais do CEAGIC e parceiros que me atenderam, me acolheram, me explicaram, apresentaram todas as opções possíveis, sempre com muito profissionalismo e dedicação: Dra Viviane, Dr William, Dr Carlos, Dr Reitan, Nutri Yasmim, Assistente Dayane e toda a equipe que cuidou de mim, pois após um mês após a liberação da cirurgia engravidei naturalmente e agora estou à espera da minha filha.
No início de 2023 descobri que tinha endometriose profunda e endometriomas. Minha ginecologista me indicou o Dr Willian Kondo, pois é um dos melhores médicos que tratam endometriose aqui em Curitiba. E foi tudo muito rápido! Ele me explicou com muito detalhe o que estava acontecendo, o que era a endometriose, e sobre a cirurgia como um todo, tempo de recuperação, e também me deu opções: cirurgia ou tomar anticoncepcional e entender a evolução da doença nos próximos anos. Escolhi a cirurgia pois ainda sou nova, e era a melhor opção devido a gravidade da doença.
Fiquei extremamente ansiosa obviamente, nunca fiz uma cirurgia e a probabilidade de talvez não ter filhos no futuro devido a isso, me afetaram bastante.
Mas o Dr sempre foi muito solícito, e a cirurgia foi um sucesso! Minha recuperação também foi bem rápido.
Fiz a cirurgia em junho/23, e hoje, 19/01, descobri que estou grávida!
Estou bem feliz e satisfeita com o processo como um todo.
Espero que dê tudo certo daqui para frente!