Dr. William Kondo

Endometriosis Specialist

Urogynecology and Reconstructive Pelvic Surgery

Address

Avenida Iguaçu 1236, sala 114 Zip Code 80250-190 Curitiba - PR - Brazil

Share
Specialties
  • Endometriosis Excision Surgery
  • Pelvic Endometriosis
  • Fertility and Endometriosis
  • Endometrioma
  • Bowel Endometriosis
  • Bladder & Urinary Endometriosis
Profile Description

William Kondo M.D., Endometriosis Specialist, Gynecologist, and Laparoscopic Surgeon.

City: Parana, Brazil.

Philosophy: Endometriosis is a multifactorial disease. Hereditary predisposition (immune dysfunction apoptosis suppression), genetics, and epigenetics associated with hormones, menstruation, ovulation, dioxines, oxidative stress and inflammation are important factors that contribute to the pathophysiology and pathogenesis of endometriosis.

Medication: Usually I use combined oral contraceptives and progestins for the treatment of most women with endometriosis not desiring pregnancy. In some specific cases, we may use GnRH analogues or gestrinone, especially for those women who are not responsive to conventional treatment.

Approach to Persistent Pain: For persistent pain after surgery, if the surgery was complete we try to start clinical treatment for those women not desiring pregnancy (oral contraceptives or progestins in order to try do induce amenorrhea and ovulation suppression). In those cases of persistent pain, it is very important to have physical therapy to treat myofascial pain, and also some other treatments may play an important role (pain medications, physical activity, acupuncture, nutrition, etc).

Additional Info
Gender:

Male

Hospital Affiliations:

Sugisawa Medical Center

Insurance:
Waiting Time:
In Practice Since Year:
Fellowship & Certificates:

1. Gynecologic Endoscopy (Laparoscopy and Hysteroscopy) Strasbourg University Hospital, France.
2. The Centre Médico-Chirurgical et Obstétrical and at the Laparoscopic Surgery Department at the IRCAD
3. Urogynecology and Reconstructive Pelvic Surgery Cajuru University Hospital, Parana, Brazil

Residency:
Medical School:

Federal University of Parana, Brazil

Share
Reviews:
5 2 votes
Knowledge of endometriosis
0 0 votes
Bedside manner
0 0 votes
Pre procedure explanation
0 0 votes
Follow up care
0 0 votes
Achieving your desired outcome
Subscribe
Notify of
guest

2 Reviews
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana Timofiecsyk Rivelini
Adriana Timofiecsyk Rivelini
1 month ago
Knowledge of endometriosis :
     

Patrocínio – MG
Em 2012 comecei a perceber meu ciclo com alto fluxo, e muitos grumos na menstruação, aliado com fortes cólicas. Tinha que tomar remédio forte, as vezes dois comprimidos de uma vez para aliviar os sintomas. Comentei com a minha ginecologista, e ela pediu para fazer uma transvaginal com dopller e um exame de sangue do marcador Ca125. Com base nesses exames se detectou a endometriose, em grau leve, porém como não queria engravidar no momento, foi recomendado eu tomar o Allurene. E tomei esse medicamento por 5 anos, realmente não sentia mais nada e fazia o acompanhamento de 6 em 6 meses. Nada foi alterado nesse período e como não menstruava, não sentia os sintomas e os exames sempre deram normais. Porém, no final de 2017 parei de tomar o Allurene, e comecei a tentar engravidar. Durante 1 ano, tentávamos e não conseguíamos nenhum positivo. Fizemos todos os exames de rotina, quando não se engravida durante 1 ano, e nada foi encontrado, sendo assim a única hipótese de não conseguir engravidar era a Endometriose mesmo. Mas como eu temia demais a cirurgia ia acreditando que iria conseguir um milagre sem precisar ir para esse recurso. Nesse outro ano de tentativas, tive dois positivos, seguidos de perdas gestacionais. O desgaste emocional que ocorreu com essas perdas, e por tanto tempo tentando engravidar sem conseguir, me levaram a crer que realmente eu teria que enfrentar o meu medo, para realizar o meu maior sonho, que era o de ser mãe. E assim procurei os médicos indicados para fazer essa cirurgia, e encontrei no Dr Willian Kondo a segurança que a cirurgia, seria a maneira de mais eficaz de verificar o estágio da endometriose, e “limpando” meu organismo a fertilização seria facilitada, mesmo tendo todos os riscos de uma cirurgia. Fizemos um exame que mede a reserva ovariana, que era muito boa naquela época, e com base em todos os exames pedidos por ele, marcamos a cirurgia. A minha endometriose era indicada nos exames que estavam nos ovários.
Desde que marquei a cirurgia, o que me dava forças para enfrentar o medo, e saber que eu estava no caminho certo, era orar e ler os depoimentos do site. E assim prometi que iria fazer o meu depoimento, para incentivar as pessoas que teriam receio como eu!
Eu entrei na mesa de cirurgia em prantos, a equipe foi muito atenciosa comigo neste momento, e a secretaria do Dr Willian sempre me respondia quando eu tinha uma dúvida ou mesmo insegurança. Como eu tinha chegado na conclusão, que se eu quisesse realizar o sonho de ser mãe, era esse o caminho a percorrer e que Deus sabe de todas as coisas, fui com medo mesmo! Nesse tempo que eu estava sem tomar o Allurene e tentando engravidar, eu sentia dores nas relações e as cólicas não eram tão fortes como antes, mas sentia. Mas o que eu realmente queria era engravidar! Nenhum outro fator/sintoma me incomodava!
Fiz a cirurgia, a recuperação foi relativamente rápida, com uns 20 dias após, eu ainda sentia o incômodo dos cortes. Fiz a cirurgia em abril e em junho tive meu positivo! Estou escrevendo esse depoimento 4 anos depois, ganhei minha menina em 2020 e logo veio a pandemia e outras coisas que me afastaram de escrever o depoimento antes, porém hoje cumpro minha promessa e espero que meu depoimento traga clareza para as pessoas que estão com a dúvida: se faz ou não a cirurgia; e também que ajude as pessoas a identificarem se alguns sintomas são da endometriose. Uma doença que é uma caixinha de surpresa, porque em cada um se manifesta de uma, mas sempre deve ser levada em consideração pelos médicos e pacientes. Boa sorte a todos que chegaram até aqui no meu depoimento!

Priscila Ongaratto
Priscila Ongaratto
1 month ago
Knowledge of endometriosis :
     

01 de abril de 2023
Jacupiranga
Em 2021, ao fazer exames pré concepcionais descobri uma endometriose profunda onde meu GO na ocasião disse que sem a cirurgia as chances de gravidez seriam baixíssimas, sendo assim ele me encaminhou para uma avaliação cirúrgica e me indicou o Dr. William e outro profissional. Passei com os dois e não tive dúvida nenhuma que queria fazer minha cirurgia com o Dr
William, ele foi muito atencioso e me explicou minuciosamente como seria a cirurgia com detalhes sobre os riscos e os benefícios dela. Operei em dezembro de 2021 e em Março de 2022 consegui o meu tão sonhado positivo, parecia um sonho ter engravidado tão rápido e naturalmente, pois minha primeira gestação já havia sido por reprodução assistida. Estou com minha bebê no colo há 5 meses e sempre agradeço a Deus por ter colocado o Dr William e sua equipe em meu caminho ❤️